Fotografia Online, Retratos na Quarentena.

Eu na minha casa e você na sua.

Sem desculpas para não registrar os momentos especiais durante o distanciamento social, ou até mesmo documentar a quarentena, novas rotinas, novos estímulos.


Este tempo passará e teremos a velha fotografia contando essa história, porém de um jeitinho diferente.



Há 20 anos fotografando em meu estúdio, nas casas dos clientes e empresas, nunca pensei que pudesse colocar em prática uma forma de fotografar a quilômetros de distância. A pandemia vem, no mínimo, nos ensinando novos caminhos e propondo reflexões.

Foto da triz e maquiadora Joana Seibel com a direção à distância da fotógrafa Andréa Rocha - Cada uma em sua casa. Fotos feitas online, em segurança.

Depois de mais 30 dias com o estúdio fechado, já com abstinência pela falta de fotografar pessoas, convidei uma amiga, que também estava em quarentena no seu apartamento, para quebrar o tédio com uma sessão de retratos online. Ela me perguntou: como assim? Achou estranho no primeiro momento, mas me deixou entrar no seu mundo no distanciamento social. Dessa vez, sem equipamentos, sem eu sair da minha casa nem ela da dela, sem flashes, sem fundos infinitos. Apenas na atmosfera do seu quarto, com o celular conectado por vídeo conferência.


O resultado: risos, taças de vinho, papos entre um "click" e outro e poéticos retratos. A experiência dos "Retratos na Quarentena" foi tão intensa e gratificante que comecei a compartilhar a possibilidade, em meio ao isolamento, que cada um tem de documentar este momento histórico que estamos vivendo, com o olhar de alguém de fora, com foco no seu universo particular, com cuidado, direção e muito respeito. Seja na solitude, na falta de privacidade, na rotina, na intimidade, etc.


A tecnologia nos possibilita encurtar distâncias e o processo da fotografia online potencializa os sentidos através da escuta e de um novo olhar que a experiência proporciona, mostrando novos motivos para valorizar o momento e celebrar o que antes passava sem atenção.


A pandemia não precisa bloquear também nossos registros e datas especiais.




Para os interessados em viver esta experiência durante a pandemia, parte da renda será destinada para projetos que alimentam moradores de rua.


Entre em contato 21 99179 3608 | zbr@zbr-comunicacoes.com.br




Featured Posts
Recent Posts

Rua Correa Dutra 149 Sala 201

Flamengo - Rio de Janeiro - RJ |  Brasil CEP 22210-050

(21)  99179 - 3608 | 3826  - 7365 

© 2020 Fotos Andrea Rocha - ZBR Comunicações LTDA.

Todos os Direitos Reservados

CNPJ 03.718.042.0001-50

  • YouTube Social  Icon